Busca  
  Surgimento e Desenvolvimento   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Nasce a Sociologia


Uma jovem ciência


A Sociologia começa a ser pensada em um momento de grandes transformações, que se refere ao momento histórico de desagregação da sociedade feudal e de consolidação do capitalismo. As profundas transformações vividas nesse período colocaram a sociedade como um ‘objeto’ a ser estudado e como um ‘problema’ a ser resolvido. Desejava-se não apenas produzir um novo conhecimento sobre a sociedade e seus problemas, mas interessava também resolver o caos vivido pela sociedade europeia naquele período. Assim, além de pensadores e filósofos, os primeiros preocupados em desenvolver o conhecimento sociológico foram também homens de ação, como militantes políticos, comprometidos com a modificação das situações sociais.

A nova ciência não foi resultado de um único acontecimento, mas de uma série de fatores históricos e intelectuais responsáveis pela derrocada do mundo feudal e o estabelecimento da Idade Moderna. Contudo, vale lembrar que o conhecimento sociológico começou a ser pensado já no século 18, mas foi somente no século 19 que ele adquiriu o status de ciência. Por todos esses fatores, pode-se dizer que a Sociologia é uma ciência moderna que nasce para explicar e resolver problemas gerados com a modernidade.

Você sabia?


Todo estudo, para ser considerado científico, precisa apresentar um objeto e um método de pesquisa. O objeto representa ‘o quê’ o pesquisador pretende estudar, e o método representa ‘o como’ ele fará isso, ou seja, quais os meios e instrumentos serão utilizados no desenvolvimento da pesquisa.




Anterior Início