Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Física: Computadores ainda mais velozes

Andre Geim
Nos dias de hoje, nos quais é difícil imaginar a vida sem a tecnologia, os novos inventos são sempre muito valiosos. É o caso dos ganhadores do Nobel de Física, os cientistas russos professores na Universidade de Manchester (Grã-Bretanha) Andre Geim e Konstantin Novoselov, que descobriram um supercondutor elétrico chamado gafeno, que torna ainda mais potente o desempenho dos computadores.

Konstantin Novoselov
O supercondutor oferece uma capacidade maior de processamento às máquinas, uma vez que a transmissão de informações acontece de modo mais rápido do que os transistores atuais (de silicone), que poderão ser substituúídos. Enquanto os supercondutores operaram com uma transmissão na ordem gigahertz (1.000 megahertz), os transmissores atuais trabalham em megahertz (1.000 hertz).

Grafeno
A base do grafeno é o carbono, mesmo elemento do grafite utilizado para escrever, sendo assim um elemento extremamente barato. O material tem a altura de um átomo e é composto por átomos de carbono densamente agrupados com a forma de um favo de abelha, que combinam alta elasticidade e rapidez com extrema dureza, o que o transforma no material mais resistente do mundo.



Estrutura molecular do grafeno
Ele também pode reagir com elementos e compostos químicos transformando-se em um objeto com alta potência de desenvolvimento.  



Anterior Início Próxima