Busca  
  Teorias Sociológicas Clássicas   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

O que é um clássico?

Brasil X Argentina: um clássico do futebol mundial


Quando Brasil e Argentina entram em campo para uma partida de futebol, seja para disputar um título, uma vaga em alguma competição importante, ou simplesmente para um amistoso, costuma-se dizer que teremos um dos maiores clássicos do futebol mundial. Mas, você saberia responder o que é um clássico?

No futebol, quando há um jogo de grande amplitude regional, nacional ou mundial, que reúne dois times com tradição de grande rivalidade, a partida é considerada um clássico. Em uma disputa desse porte, grandes torcidas são mobilizadas e a expectativa é sempre a de um grande jogo. Contudo, não é apenas no esporte que existem os clássicos. Na literatura também é comum utilizar expressões como “esse romance é um clássico da literatura”, ou “esse filme é um clássico do cinema”.

Em geral, os clássicos são modelos exemplares e tradicionais que marcaram de maneira contundente alguma área do conhecimento, do esporte, da música, da literatura, do cinema, da arquitetura, das artes etc. Eles escapam às limitações de tempo e espaço, pois sua importância se estende ao longo dos anos e não conhece fronteiras.

Na maioria dos casos, os clássicos são obras que, apesar de realizadas em um passado datável, continuam em ampla comunicação com o presente e tendem a se comunicar com o futuro. Por isso, fala-se de uma juventude eterna dos clássicos, o que nos faz retornar a eles independentemente das novas produções.

Toda vez que se retorna a um clássico, novas proposições são levantadas. É como se ele se renovasse continuamente.

Para Fixar!

Em uma rápida pesquisa, procure encontrar exemplos de:

  1. obras clássicas da literatura brasileira e mundial;

  2. músicas conhecidas como clássicos do rock ou da música popular brasileira;

  3. filmes que se tornaram clássicos do cinema;

  4. obras clássicas da Sociologia.



Anterior Início Próxima