Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Grandes pandemias

Gripe de Hong Kong

Pandemia que ocorreu em 1968, também transmitida pelo vírus Influenza. Mesmo com a grande preocupação em controlá-la, a gripe de Hong Kong não foi tão grave como a gripe espanhola ou a asiática. Acredita-se que o subtipo do vírus Influenza da gripe de Hong Kong era geneticamente semelhante ao subtipo da gripe asiática, fazendo com que a população tivesse mais resistência.

Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

A Síndrome Respiratória Aguda Grave, também conhecida como Sars devido à sua sigla em inglês (Severe Acute Respiratory Syndrome), foi uma doença respiratória viral que se propagou entre 2002 e 2003. A doença foi inicialmente detectada na China, mas depois se propagou para mais de 20 países. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2002 para 2003 a Sars infectou 8422 pessoas e levou 916 a óbito.

Gripe aviária

Transmitida pelo vírus Influenza H5N1, a gripe aviária aterrorizou o mundo entre 2005 e 2007. O vírus é comum entre aves, e muitas espécies silvestres são hospedeiras do H5N1 sem aparentar nenhum tipo de dano ou doença. Porém, as aves domésticas que contraíam este vírus apresentavam a doença e algumas chegavam a morrer.

Em 2005 ocorreu uma propagação do vírus em nível mundial, o que na opinião de alguns cientistas aconteceu devido às aves migratórias. Este vírus não infecta seres humanos com facilidade, mas nos casos em que uma pessoa o contraía, quase metade era fatal. Mesmo tendo infectado poucos humanos, a gripe aviária foi considerada uma pandemia pela sua alta taxa de mortalidade e por causa do difícil controle de propagação do vírus. Em 2010 a OMS avaliou a possibilidade de produzir uma vacina contra o vírus H5N1.

Gripe A

Evitar aglomerados de pessoas é uma das formas de se evitar o contágio da Gripe A
A gripe A, também conhecida por 'gripe suína', é transmitida pelo vírus H1N1 e foi considerada uma pandemia entre 2009 e 2010. No mundo inteiro, ela levou a óbito mais de 12 mil pessoas somente durante o ano de 2009. O vírus é transmitido de pessoa a pessoa por gotículas de água no ar, principalmente causadas por tosses e espirros, e por contato direto com pessoas infectadas. Portanto, para evitar o contágio, em tempos de surtos é recomendável não ficar em aglomerados de pessoas e sempre manter a higiene.

Apesar dos nomes 'gripe suína' e 'gripe aviária, estas doenças não são contraídas ao ingerir carne de frango ou de porco. Ao cozinhar bem a carne, qualquer tipo de micro-organismo presente é morto. Porém, ao ingerir carnes cruas ou mal cozidas, o perigo de contrair outras doenças – como teníase e salmonela – é grande.



Anterior Início Próxima