Busca  
  História da Filosofia Grega   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Tales de Mileto: physis = água





Considerado o primeiro filósofo da história e um dos Sete Sábios da Grécia, Tales de Mileto preocupou-se com o princípio do mundo natural e, assim como os demais filósofos naturalistas ou pré-socráticos, buscou descobrir qual substância comporia a physis - ou seja, a substância primeira, constitutiva de todos os seres.

Após observar a natureza, este filósofo chegou à conclusão de que essa substância seria a água. Da água surgiria, e para ela retornaria toda forma de vida. Tales observou que a terra estava sobre a água e, além disso, partiu da ideia de que o alimento de todas as coisas era úmido, sendo a água o princípio dessa umidade e, portanto, o princípio da natureza e sua força de transformação.

Além dessas concepções, esse filósofo jônico também ficou conhecido por ter enunciado diversos teoremas. Para alguns estudiosos, ele teria sido o responsável por trazer à Grécia os fundamentos da geometria egípcia. Outro feito atribuído a Tales foi no campo da astronomia: ele teria previsto pela primeira vez um eclipse solar, utilizando-se para isso dos conhecimentos obtidos em suas viagens ao Egito.



Anterior Início Próxima