Busca  
  História da Filosofia Grega   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Anaximandro de Mileto: physis = o indeterminado



Anaximandro também viveu em Mileto e é considerado um dos principais filósofos pré-socráticos da Escola Jônica. Além da filosofia, ele desenvolveu importantes pensamentos no campo da geografia, matemática, astronomia e política. Ele entendia que a Terra constituía-se em apenas um dos vários mundos existentes.

De acordo com seu pensamento, esses diversos mundos teriam origem e se diluiriam não a partir de uma substância única, como a água, como propunha Tales. Para Anaximandro, o elemento que faz surgir todas as coisas da natureza e para onde todas elas devem retornar é algo completamente superior e diferente de sua criação. Desse modo, se os seres da natureza são finitos, o elemento que lhes deu origem é o infinito.

A origem de todas as coisas estaria, portanto, no ápeiron, que quer dizer ilimitado, infinito, sem qualidades definidas. O apeíron seria uma substância abstrata, muito superior à água, por exemplo, e que não poderia ser concretamente encontrada na natureza. Assim, podemos dizer que, para Anaximandro, a physis era na verdade o indeterminado.



Anterior Início Próxima