Busca  
  História da Filosofia Grega   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Pitágoras e a Escola Itálica

Pitágoras: representação feita pelo pintor italiano Rafael em seu quadro A Escola de Atenas

Encontrar fatos reais acerca da história de Pitágoras sempre foi tarefa difícil de realizar. Isso porque os relatos acerca de sua real existência são tardios e foram mesclados, ao longo de anos, com lendas. Além disso, até hoje não se encontrou nenhum escrito que se possa atribuir a ele com certeza; suas ideias e concepções foram transmitidas de maneira oral e relatadas por outros pensadores, como Aristóteles. Por isso, alguns consideram que Pitágoras sequer existiu. Outros, contudo, atribuem a ele a origem da própria palavra filosofia.

O que não se pode negar é que, independentemente da existência real desse filósofo, a Escola Pitagórica, ou Itálica, como muitos preferem chamar, tenha realmente existido. Assim, houve uma escola cujo pensamento contribuiu muitíssimo para o desenvolvimento da Filosofia e de outras ciências e cuja liderança é atribuída a ele.

Muitas frases e sentenças supostamente criadas por Pitágoras no século VI a.C. possuem um caráter bastante atual e são até hoje citadas.

Leia e reflita acerca de algumas delas!

* Todas as coisas se assemelham aos números.
* Educai as crianças e não será preciso punir os homens.
* Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem.
* Ajude os outros com a carga, mas não a carregues por eles.
* Quem não domina a si mesmo não encontra a liberdade.



Essa escola teve caráter não só filosófico, mas também religioso e político. De maneira geral, os pitagóricos acreditavam na existência da alma e defendiam a tese de que ela passava por um processo de aperfeiçoamento através da reencarnação. Politicamente, eles realizaram movimentos contra o governo aristocrático das cidades gregas localizadas na Itália Meridional. Por causa disso, foram perseguidos, exilados e a sede da escola foi incendiada por seus opositores.
  
A principal tese da Escola Pitagórica pré-socrática era a ideia de que as relações numéricas governavam o funcionamento do universo. Também defendiam que a terra era redonda e que fazia movimentos giratórios ao redor de seu próprio eixo. Essa escola deixou grande contribuição não só para o campo da Filosofia, mas também para a Matemática e a Física. Vejamos de maneira mais detalhada como pensavam os pitagóricos.




Anterior Início Próxima