Busca  
  Ecologia e Meio Ambiente   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Animais em extinção... E o que eu tenho a ver com isso?


Não é de hoje que ouvimos falar sobre desmatamento, desequilíbrio ambiental e animais ameaçados de extinção. A grande questão é que muitos ainda não conseguiam entender por que isso nos afetaria, afinal, para um pai de família preocupado com a comida de seus filhos, de que importa se o mico-leão-dourado está ameaçado de extinção? Pois direta ou indiretamente, a preservação de animais, como o próprio mico-leão, está relacionada com a nossa vida.

Nossa energia elétrica, nossa comida, nossos meios de transporte e até nossas roupas dependem de matérias-primas retiradas do meio ambiente. Acontece que alguns desses recursos naturais não se renovam, e os que se renovam às vezes não conseguem o fazer com a mesma velocidade que nós os retiramos da natureza. Como resultado, os habitats naturais dos animais são reduzidos, bem como sua disponibilidade de alimento, e esse desequilíbrio chega a reduzir também os recursos dos quais nós dependemos.

Ao perceber que nossa sobrevivência estava dependendo diretamente da disponibilidade de recursos naturais, e que estes talvez não sejam suficientes para a população do planeta que cresce vertiginosamente, começou uma grande preocupação com a preservação desses recursos. Em 1972, aconteceu a primeira conferência sobre o meio ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU), em Estocolmo. Desde então, a preocupação com a preservação do meio ambiente não ficou restrita apenas para amantes da natureza e defensores dos animais, tornando-se assunto de importância política.

Anterior Início Próxima