Busca  
  Ecologia e Meio Ambiente   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Degradação no Brasil




O Brasil lidera o ranking dos países megadiversos, ou seja, entre os países que possuem maior biodiversidade, o Brasil está em primeiro lugar. Com tanta vida disponível, a impressão que dá é que não precisamos nos preocupar com a escassez de recursos, então não temos a obrigação de preservar o meio ambiente.

Porém, esse pensamento está completamente errado, e o Brasil megadiverso já sente os efeitos de décadas de exploração inconsequente.

Entre os biomas brasileiros, a Mata Atlântica bate dois recordes: o ecossistema mais rico em biodiversidade do planeta e também o mais devastado do nosso país.

Segundo a ONG SOS Mata Atlântica, até 2011 cerca de 93% de sua vegetação nativa foi devastada, dando lugar a grandes cidades e deixando centenas de espécies sem habitat.

O Cerrado também corre perigo: até 2011, 57% desse ecossistema foi destruído, e pesquisadores da ONG Conservation International dizem que se continuar assim, em 2030 o Cerrado não existirá mais. Segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) a Caatinga, bioma que ocupa boa parte do Nordeste brasileiro, apresentou até o ano de 2011 apenas 54% da sua vegetação nativa preservada.

Até a imponente Amazônia também sofreu com o desmatamento: dados do Planeta Sustentável dizem que cerca de 17% de sua vegetação original deu lugar a plantios de soja e pastos para gado até o ano de 2011.


Anterior Início Próxima