Busca  
  Ecologia e Meio Ambiente   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Pesquisas


Além de existirem áreas inteiras determinadas por lei para serem conservadas, existem muitas pessoas trabalhando de diversas maneiras para que isso seja possível. Profissionais como biólogos, ecólogos, geógrafos, geólogos e outros fazem trabalhos como monitoramento de regiões, levantamento de espécies da fauna e flora, estudo das interações biológicas e das condições de solo. Essas e outras pesquisas são importantes para conhecer melhor a dinâmica do ambiente e, com isso, traçar estratégias para a sua conservação. Para que isso aconteça existem muitas empresas (em diversos segmentos, como a área de cosmeticos) e instituições, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo a Pesquisas de São Paulo (Fapesp) e outros, que financiam essas pesquisas.

ONGs


Atualmente existem diversas Organizações Não Governamentais voltadas para a preservação do meio ambiente. Grandes instituições como a WWF e a Conservation International apresentam bases de pesquisas e programas de conservação que atuam no mundo todo.

Educação ambiental

O conceito de educar as pessoas para a preservação do meio ambiente é mais antigo do que a própria expressão “Educação Ambiental”, que foi utilizada pela primeira vez em 1965 em uma conferência de educação na Grã-Bretanha. A educação ambiental, por meio do fornecimento de informações, faz com que a população fique mais preocupada com seus atos e reconheça melhor certos valores, de modo a preservar os recursos naturais para as próximas gerações. Locais como zoológicos, por exemplo, tem como a finalidade fazer com que as pessoas se sensibilizem com os animais, percebendo a importância de preservá-los.

Grandes empresas nacionais e multinacionais apresentam programas de educação ambiental, que trabalha com os funcionários da empresa e com alunos de escolas em comunidades próximas às suas instalações. Também existem diversos programas de educação ambiental nas secretarias municipais e estaduais de educação.

As propostas geralmente são elaboradas no Projeto Político Pedagógico (PPP). Muitas escolas aderem como proposta complementar na disciplina de Ciências, outras como projetos específicos para serem desenvolvidos em horários alternativos, entre outros. As aulas teóricas são focadas no meio ambiente, mas também aprendem a cultivar hortas, reciclagem de materiais diversos, entre outras atividades.





Anterior Início