Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Microrganismos que curam


O primeiro antibiótico descoberto no mundo era produto de um fungo. A penicilina foi descoberta por acidente, quando uma das placas de petri do pesquisador Alexander Fleming, com culturas de diversas bactérias, mofou. Fleming observou que nos locais que apresentam os pontinhos verdes de mofo as bactérias não cresciam.

Então foi descoberto que esse fungo, Penicillium notatum, produzia uma substância que matava as bactérias. Mais tarde, foram descobertos outros microrganismos que produziam substâncias antibióticas, como outro fungo, Streptomyces fradiae, responsável pelo antibiótico neomicina.

Os antibióticos hoje curam e salvam a vida de muitas pessoas, mas a penicilina não é o único medicamento produzido a partir de microrganismos.

A insulina, hormônio do corpo responsável pelo metabolismo do açúcar, é um remédio importante para os diabéticos. Antigamente, o tratamento da diabetes com insulina era feito com hormônio de origem animal, retirado de bois. Porém, o processo era caro e provocava reações alérgicas em algumas pessoas.

Hoje, com ajuda da biotecnologia, bactérias são utilizadas para produzir insulina humana, com mudanças em seu DNA.

Moradores do corpo humano

Existem bactérias que moram no nosso corpo, e isso não acontece apenas quando estamos doentes. Na verdade, essas bactérias até nos beneficiam.

Existem trilhões de bactérias em nosso sistema digestório, e muitas delas, inclusive, são eliminadas em nossas fezes. Essas bactérias ficam principalmente no intestino, ajudam na digestão dos alimentos e fazem com que absorvejamos mais nutrientes dos alimentos ingeridos.

Na biologia, quando existe a associação de dois ou mais organismos e existe um benefício pelo menos para um deles, chamamos este fenômeno de simbiose. No caso das bactérias que vivem em nosso intestino, existe o benefício para ambos, pois as bactérias se alimentam dos restos de nossos alimentos e nos ajudam na digestão. Existem muitos exemplos de simbiose na natureza. Saiba mais.



Anterior Início