Busca  
  Ecologia e Meio Ambiente   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O papel da comunidade

A comunidade biológica depende e é influenciada pelos fatores abióticos, porém, a comunidade também influencia esses fatores, podendo modificá-los completamente. A presença ou a ausência de uma comunidade composta por árvores, animais e micro-organismos pode afetar a umidade relativa de determinado local, modificar as propriedades do solo e até alterar a sua temperatura.

A biota também tem o papel de proteger muitas regiões. É o caso das matas ciliares, comunidades situadas à beira de corpos d’água (rios, lagos, córregos, nascentes etc.) e que os protegem da erosão e do assoreamento. Além disso, também garantem a qualidade da água e formam os chamados corredores ecológicos.

Os corredores ecológicos ou de biodiversidade servem como uma ponte que liga os fragmentos de florestas existentes. Parques, reservas e até cidades são ligadas por meio desses corredores, de modo que as comunidades dos diferentes ecossistemas podem realizar trocas genéticas, garantindo a preservação da diversidade.


A destruição ou a fragmentação de comunidades pode causar até desastres. Nos últimos anos, vimos uma grande ocorrência de deslizamentos de casas construídas em morros, principalmente no Rio de Janeiro. A retirada da vegetação local para a pavimentação e a construção de casas deixou o solo vulnerável à chuva. Isso porque ela protege as encostas da erosão e os micro-organismos que vivem nessas comunidades fornecem matéria orgânica para o solo, deixando-o mais “fofo” e permeável (retendo a água da chuva).





Anterior Início Próxima