Busca  
  Teorias Sociológicas Clássicas   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Você segue as tendências da moda?



Olhe para o modo como você está vestido agora. Por acaso você está usando um corpete apertado e um daqueles vestidos longos e rodados usados pelas mulheres do século XVIII? Ou talvez você se arrume para ir à escola vestindo-se com uma calça brilhante de boca larga, a chamada calça “boca de sino”.



Se você nunca pronunciou essa frase já deve ter ouvido alguém utilizá-la. Mas será que ela realmente é verdadeira?

A não ser que esteja vestido para ir a uma festa temática, dificilmente você encontrará alguém com esses trajes no dia a dia. Isso nos mostra que seguimos padrões de vestimentas. Talvez você não siga diretamente aquilo que é apresentado nas passarelas e no mundo fashion, mas certamente segue os padrões estabelecidos pela coletividade.

Se você é convidado para um casamento tradicional, não vai vestido de bermuda e regata; se vai ter audiência com uma autoridade, não se veste como se estivesse indo à praia; se vai trabalhar em um dia normal, não utiliza um vestido de bolinhas anos 1960. Caso isso aconteça e você resolva quebrar os padrões estabelecidos para essas ocasiões, sofrerá algum tipo de sanção. Em alguns casos, inclusive sanção legal, como ser impedido de adentrar uma repartição pública ou mesmo o seu local de trabalho.

Agora reflita: não nascemos vestidos, mas aprendemos, desde cedo, que precisamos de vestimentas. Isso acontece de tal modo que, em nossa sociedade, andar nu representa uma infração sujeita à punição legal. Nesse caso, o fato social foi cristalizado e incorporado aos nossos códigos legais.

E mais: não nos vestimos de qualquer jeito, pois nossa sociedade desenvolve padrões que devem ser seguidos em cada ocasião. Caso resolvamos ir contra esses padrões, sofreremos punições dos nossos grupos de trabalho, de amigos e de familiares. Sendo assim, podemos dizer que vestir-se e seguir os padrões da moda vigente são fatos sociais que marcam nossa sociedade.



Anterior Início Próxima