Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Fontes de energia

Para produzir a energia que temos em casa,  diferentes fontes e recursos são utilizados. Alguns recursos usados para a produção de energia são renováveis, porém, existem os recursos não renováveis, que devem ser extraídos do meio ambiente com consciência. O uso de recursos não renováveis, além de poder levar ao esgotamento da fonte, também causa impactos ao meio ambiente.


Fontes de energia renováveis


Usina hidrelétrica de Itaipu, no Brasil
Energia hídrica

Nas usinas hidrelétricas, a energia das quedas de água é transformada em energia elétrica.

As usinas hidrelétricas são construídas em rios e 95% da energia elétrica no Brasil é proveniente da energia hídrica.



Energia eólica

É uma das energias mais limpas que existe. Turbinas eólicas que se assemelham a cata-ventos são movidas pela energia do vento.

A energia eólica, que é transformada em energia cinética quando move as pás da turbina, depois é transformada em energia elétrica.


Energia solar

A energia do Sol é usada de diversas maneiras para ser transformada em energia elétrica, térmica e outras.

Uma das tecnologias mais usadas é o painel fotovoltaico, que absorve a energia do Sol para convertê-la em energia elétrica ou para aquecer água.



Biocombustíveis

Cana-de-açúcar
São os combustíveis utilizados para fornecer energia para carros e máquinas e que vêm de matéria orgânica – em geral, plantas.

São exemplos de biocombustíveis o álcool etanol, vindo da cana-de-açúcar, e o biocombustível, extraído do óleo da mamona. O Brasil é um dos maiores produtores de álcool etanol do mundo.



Fontes de energia não renováveis


Energia térmica

Usina termoelétrica
A queima do carvão mineral, óleo e alguns derivados de petróleo é o que fornece a energia para as usinas termelétricas. Quando esses combustíveis são queimados, uma quantidade de água é aquecida até se transformar em vapor, movendo uma turbina que irá transformar a energia cinética em energia elétrica. Além de utilizar recursos não renováveis, essas usinas emitem muitos poluentes no ar com a queima de suas fontes.


Energia nuclear

Usina nuclear na República Tcheca
A energia nuclear é obtida a partir da fissão (ou quebra) de um átomo de urânio, uma substância radioativa. A quebra libera muita energia, a energia nuclear, e nas usinas ela é transformada em energia elétrica. É uma fonte de energia muito comum nos Estados Unidos. Porém, o urânio é uma fonte não renovável, ou seja, se for extraído de forma inconsequente da natureza, pode se esgotar. As usinas nucleares também apresentam o perigo de contaminar regiões por radioatividade, podendo até provocar explosões.


Petróleo

Plataforma de petróleo
O petróleo é um combustível fóssil na forma de óleo, armazenado por rochas em grandes profundidades abaixo do oceano. Existem muitos derivados do petróleo que nos fornecem energia, como a gasolina, o óleo diesel e o gás de cozinha. A energia se transforma a partir da queima desses combustíveis, emitindo gases poluentes para a atmosfera. O petróleo também é utilizado na produção de garrafas plásticas, pneus, asfalto e outros.


Gás natural

O gás natural também é um combustível fóssil encontrado em reservatórios subterrâneos e tem uma extração bem parecida com a do petróleo. A energia também é retirada da queima desse gás, porém, sua combustão emite muito menos gases poluentes do que a de outros combustíveis fósseis. É utilizado como combustível em carros e máquinas.




Anterior Início Próxima