Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Como a energia chega à minha casa?


Para entender como a energia elétrica chega às nossas casas, vamos usar como exemplo uma usina hidrelétrica, que é a maior fonte geradora de energia elétrica no Brasil.


Geralmente, é construída uma barreira em um rio para represar uma grande quantidade de água. Os rios em que são construídas usinas hidrelétricas normalmente são rios de planalto, devido a sua geografia mais acidentada.

As águas represadas são controladas por uma porta que abre e fecha. Quando essa porta se abre, as águas caem com força até encontrar a turbina. A força com a qual a água cai faz a turbina girar. As turbinas apresentam geradores acoplados, que irão captar a energia cinética das turbinas e transformá-la, por meio de imãs e de um transformador, em uma corrente de alta-voltagem.

Essa corrente, então, vai para alguns fios. Esses fios de alta-voltagem vão para uma subestação de distribuição, que reduz a tensão da energia e a direciona para várias cargas, dividindo a energia em vários cabos que percorrem cidades no alto de postes. Antes de a energia entrar em casa, ainda passa por mais um transformador que diminui novamente a voltagem da corrente elétrica, e aí sim, podemos ligar a nossa TV!




Anterior Início