Busca  
  Ecologia e Meio Ambiente   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Relações intraespecíficas

As relações intraespecíficas não são frequentes como as interespecíficas, que acontecem dentro das comunidades entre espécies diferentes. Por mais que alguns autores não considerem, as relações entre indivíduos da mesma espécie também podem ser chamadas de simbiose, pois esta palavra significa “vida em conjunto”. Essas relações também podem ser classificadas em harmônicas, quando existe o benefício para alguma das partes sem prejudicar a outra, e desarmônicas, quando existe o prejuízo para algum dos indivíduos da associação.

Relações intraespecíficas harmônicas

Colônias

As colônias são uma associação de vários indivíduos da mesma espécie que atuam em conjunto, geralmente tendo funções definidas. Às vezes são conhecidas como “superorganismos”, pois parecem ser apenas um indivíduo. As caravelas são colônias de cnidários onde cada organismo apresenta uma diferente função. Nessa colônia existem os organismos responsáveis pela flutuação, que apresentam câmaras onde secretam um gás com composição parecida com o ar atmosférico; os responsáveis pela alimentação, que apresentam grandes tentáculos; os que fazem a defesa da colônia, que apresentam células urticantes; e os que realizam a reprodução. Esses indivíduos são totalmente dependentes, não conseguindo viver separadamente.

Sociedades

As sociedades também são relações onde existe a associação de indivíduos da mesma espécie. Nas sociedades, cada indivíduo é independente, mas todos cooperam para viver juntos. As populações de formigas e abelhas formam sociedades complexas. No caso das abelhas, sua sociedade é polimórfica, pois de acordo com a posição do indivíduo na sociedade, ele tem características físicas diferentes.

As abelhas formam sociedades com rainhas, que são as únicas fêmeas que podem se reproduzir e apresentam o dobro do tamanho das operárias, fêmeas estéreis que trabalham para a manutenção da colmeia e cuidam da alimentação das larvas. Os zangões têm como função apenas fecundar a rainha. Eles são maiores e mais fortes do que as operárias, apesar de não apresentarem ferrão. São haploides, ou seja, nasceram por partenogênese. As abelhas se comunicam por movimentos e substâncias químicas, como os feromônios.

Relações intraespecíficas desarmônicas




Competição

É uma relação que acontece em praticamente todas as populações. Indivíduos da mesma espécie, por estarem no mesmo nicho ecológico, competem pelos mesmos recursos de um ecossistema – principalmente por alimento. Como dito anteriormente, a competição é uma relação desarmônica para o indivíduo em si, mas para a população tem o importante papel de regular o seu crescimento.



Canibalismo

Não é muito comum, mas em algumas populações acontece de um indivíduo se alimentar de outro indivíduo da mesma espécie. Existem casos curiosos, como o da viúva-negra e o do louva-deus, em que depois da cópula, a fêmea se alimenta do macho, em um tipo de “canibalismo sexual”. Alguns pesquisadores dizem que para a fêmea é vantajoso, já que esta refeição pode garantir nutrientes necessários para a reprodução.

Anterior Início