Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Respirando Biologia

A Biologia é a matéria dentro da ciência que estuda a vida. Pronto, já é o suficiente para saber que a Biologia, de uma maneira ou de outra, está presente na nossa vida. Porém, existem muitas coisas interessantes no nosso dia a dia que podem facilitar o entendimento dessa ciência.

Fungos em casa

Acervo
Os fungos, aqueles organismos esquisitos que temos que estudar, existem em nossa casa, e não só naquele pão embolorado ou naquele mofo entre os azulejos do banheiro. Você sabe qual é a semelhança entre o pão que sua mãe faz e a cerveja que seu pai bebe? Os dois são feitos com vários ingredientes, entre eles, o fungo!

A fermentação alcoólica é um processo que os fungos realizam para produzir energia. Esse processo ocorre com a transformação de açúcar em gás carbônico e álcool.

No pão, o álcool é evaporado no forno e o gás carbônico forma as bolhas de ar que deixa nosso pão fofinho, já na cerveja, o gás carbônico é responsável pelas bolhas de gás e a espuma, e o álcool fica presente na bebida.

Na saúde e na doença


Acervo
Imagem do bacilo de Koch, bactéria que causa a tuberculose
Lembrando que tudo que tem vida é englobado na Biologia, muitas de nossas doenças também podem servir de exemplo. Na maioria dos casos em que ficamos doentes, algum organismo (seja ele bactéria, vírus, um verme ou até um protozoário) entrou no nosso corpo sem ser convidado, deixando uma série de sintomas que nos incomodam.

A cura dessas doenças também está na Biologia: alguns antibióticos que combatem bactérias têm origem de fungos, como a penicilina.


Anterior Início Próxima