Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Química pelos poros

A Química estuda todas as substâncias da natureza, tanto as simples como as compostas. Então não ache que para encontrar compostos químicos você tem que estar em um laboratório – a Química está em toda parte!

Passando a limpo

Acervo


Quando temos que limpar aquela panela engordurada do almoço, é muito simples: umas gotas de detergente na esponja, esfregar, enxaguar e pronto! Também quando nosso rosto ou cabelo está oleoso, é só lavar com água e sabonete ou xampu e a oleosidade desaparece.

Mas na verdade você sabe como isso acontece? Se quando tentamos misturar água e óleo, essas duas substâncias não se misturam, que mágica acontece na lavagem da louça, do nosso rosto e até dos nossos cabelos? Na verdade não é mágica nenhuma, e sim pura química!

Todas as substâncias são formadas por moléculas, que podem ser polares ou apolares, dependendo do seu formato. As moléculas polares não se misturam com as apolares e vice-versa, ou seja, a água é formada por moléculas polares e o óleo, por moléculas apolares, portanto, não se misturam.

O sabão, os sabonetes e os xampus são todos considerados detergentes na química. Eles têm uma característica especial: sua molécula tem um lado polar e outro apolar. Resultado disso: um dos lados se liga à água, o outro se liga ao óleo (que pode ser gordura, sebo e etc.), e é assim que fazemos a maioria de nossas limpezas.


Mistureba!


Acervo


A nossa vida está repleta de compostos químicos e misturas. O ar que respiramos, por exemplo, é uma mistura. Além do oxigênio, também estão presentes no ar gás carbônico e nitrogênio. Cremes, pastas de dente e até nossa comida são formados por diversas misturas.

Porém, mesmo sendo algo natural e presente em nossas vidas, os alimentos atualmente apresentam muito mais compostos químicos do que antigamente. Isso tudo para conservar comida por mais tempo, produzir em maior quantidade e até deixar os alimentos com uma cara mais... Atraente!

Temos que tomar cuidado, porque esses compostos em excesso, presentes principalmente em alimentos industrializados, podem fazer mal à saúde. Então por mais que você adore um salgadinho que tem cor e sabor adicionado artificialmente, saiba que não se pode viver saudável só comendo isso.

Na matéria Conservação dos alimentos, você pode ler mais sobre alguns aditivos químicos utilizados em nossa comida.



Anterior Início Próxima