Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Um laboratório de Ciências em casa

Acervo
Você pode não saber disso, mas tem um laboratório de Ciências em casa! A cozinha pode ser utilizada para entender ciência na prática. Afinal, não existe muita diferença entre as experiências feitas na escola e a comida que sua mãe faz todos os dias na cozinha.

Olhe na dispensa e em sua geladeira e tente classificar os alimentos, se eles apresentam origem animal ou vegetal, sem esquecer também dos fungos. Tudo isso um dia já foi vivo, de um jeito ou de outro. Agora pense nos microrganismos que existem na cozinha e no papel que eles desempenham.

Além dos exemplos dos fungos, as bactérias também estão bem presentes na cozinha, na transformação do leite em iogurte, na transformação do vinho em vinagre e até quando os alimentos estragam. E muitas dessas transformações podem ser descritas por fórmulas químicas, afinal, esses alimentos são constituídos por substâncias que estão reagindo entre si.

A maioria dos alimentos que consumimos diariamente são misturas que já vêm prontas, mas existem misturas que nós mesmos fazemos em casa, quase como um cientista.

Afinal, quem não mistura leite com achocolatado ou açúcar com o suco? Podemos usar todos esses exemplos para entender as misturas de compostos químicos e observar quais substâncias se misturam e quais não.

Uma aula de Ciências todos os dias no café da manhã!

Acervo
E claro, sem nos esquecermos dos aparelhos que temos na cozinha: o fogão e o micro-ondas, que esquentam a comida, mas não do mesmo jeito! O fogão utiliza gases inflamáveis para produzir a chama que irá esquentar o seu almoço, mas já o micro-ondas usa a eletricidade para produzir um tipo de radiação que faz a comida de seu prato esquentar.

E também temos a geladeira, que utiliza a energia elétrica e a transforma em energia mecânica para fazer seu motor funcionar e resfriar seu interior, assim nossa comida dura muito mais.

Se você prestar mais atenção, verá que tudo tem uma explicação científica por trás, então comece a olhar para as coisas da sua casa com outros olhos e pergunte aos seus pais ou ao seu professor como aquilo funciona exatamente. Sem curiosidade, não existe ciência!


Anterior Início