Busca  
  Gramática   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Cómo y cuándo utilizar?





Os pronomes pessoais adquirem distintas formas segundo a pessoa que realiza a ação verbal.
Dependendo de quem representar o sujeito da frase, os pronomes são os seguintes:

Persona/Número1ª persona2ª persona 3ª persona
Singularyotú, usted, vos
él, ella
Pluralnosotros, nosotras

vosotros, vosotras, ustedesellos, ellas

- Na maioria das regiões da Espanha, os pronomes de segunda pessoa tú, vosotros e vosotras são usados quando há intimidade ou uma relação familiar entre o falante e o ouvinte:

¿Quieres un poco de té? (tú)

- Quando o falante deve usar um tom respeitoso com o ouvinte e quando não há uma relação de proximidade e/ou confiança entre eles, usam-se os pronomes de 2ª pessoa usted e ustedes com o verbo na 3ª pessoa:


¿Quieren un poco más de leche? (ustedes)


Percebam que os pronomes não estão explícitos nas orações. É por meio da forma verbal empregada que percebemos qual é a relação estabelecida entre falante e ouvinte. Em espanhol, eles não costumam mesmo 'aparecer'; isso acontece somente quando é preciso marcar o contraste entre duas pessoas verbais: Él estudia francés e inglés, y yo trabajo como profesor de italiano y portugués.


Nas outras regiões hispanohablantes (ou seja, em que o espanhol é a língua materna ou oficial), emprega-se com muito mais frequência o pronome usted do que o para dirigir-se a um interlocutor (2ª pessoa). Além disso, o pronome ustedes é usado como plural do pronome , mesmo em ocasiões muito informais.

El vos

O pronome de segunda pessoa do singular vos é usado muito particularmente em algumas regiões da Argentina, Uruguai e Paraguai. Essa forma verbal vem acompanhada de mudanças na forma verbal quando o verbo está empregado no imperativo e no presente do indicativo.








Anterior Início Próxima