Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

As partes das plantas

As plantas são compostas por várias partes, vamos conhecê-las melhor:


Raiz
A raiz das plantas é responsável pela alimentação. Elas podem ser de várias formas: aquáticas (ficam na água), terrestres (encontram-se na terra), e aéreas (não ficam nem na terra nem na água), como as plantas do mangue.
Caule
O caule pode também se apresentar de várias formas: pequeno, grande, fino ou grosso, mas de modo geral é ele que sustenta a planta, mantendo-a de pé, como no caso da imagem acima. Dentro do caule existem os vasos que levam a água e os sais minerais da terra para as folhas.
Também pode ser chamado de haste, estipe, colmo ou estolão, dependendo da planta que está sustentando.


Folhas
As folhas têm um papel muito importante para as plantas. Por possuírem um pigmento verde chamado clorofila, elas são capazes de realizar a fotossíntese. As folhas podem apresentar diversos formatos e cores, podem ser grandes, pequenas e com recortes e tonalidades diferentes.

Flores
O nascimento de uma flor indica que a planta poderá reproduzir-se. É na flor que acontece a fecundação e, consequentemente, a reprodução da planta. Os pássaros, abelhas e borboletas possuem um importante papel nesse processo, na medida em que realizam a polinização.

Sementes
As sementes normalmente são partes durinhas que ficam dentro das frutas, e também apresentam formatos diferentes de acordo com cada fruta.

Em uma árvore frutífera, por exemplo, quando as frutas amadurecem e depois secam, as sementes podem gerar uma nova planta.


Exemplo: veja a sequência de imagens de uma semente de feijão plantada. Antes de colocar na terra, você pode colocar o feijão em um copinho descartável, em cima de um algodão molhado. Não deixe o algodão secar e logo o feijão começará a crescer. Quando isso acontecer, tire o feijão do copinho e coloque-o na terra. Caso contrário, ele acabará morrendo por não ter mais reserva de nutrientes.





Para mais detalhes sobre as partes das plantas, clique aqui e explore com atenção o infográfico.




Anterior Início Próxima