Busca  
  Ecologia e Meio Ambiente   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O que significa

ssuaphotos / Shutterstock


Basicamente, o impacto ambiental é o resultado de qualquer modificação que altere o equilíbrio do meio ambiente. Esses impactos podem afetar tanto os fatores bióticos como os abióticos de um ecossistema. Seguindo essa definição, qualquer perturbação ambiental, inclusive desastres naturais, geraria impacto ambiental, certo? Mais ou menos. Na verdade ainda não existe um consenso sobre a definição de o que é um impacto ambiental. Alguns consideram que sim, desastres naturais podem gerar impacto ambiental. Porém, outros defendem que impactos ambientais são caracterizados por alterações antrópicas, ou seja, feitas exclusivamente pelo homem. Essa definição é encontrada, inclusive, na Resolução nº 01/86 do Conama.

Impacto ambiental

Um impacto ambiental pode ser caracterizado de diversas formas. O mais comum é por seu tamanho, já que existem impactos de pequeno, médio e grande porte. Uma obra de menor dimensão tem pequeno impacto ambiental se comparada a uma grande hidrelétrica, por exemplo.

Os impactos ambientais também podem ser divididos em positivos e negativos. A expressão 'impacto ambiental' já carrega uma conotação negativa, mas é possível gerar um impacto positivo no ambiente se considerarmos que esses impactos não são causados exclusivamente pelos humanos. Nesse sentido, veja matéria que trata de um impacto positivo no ambiente, causado por um desastre natural.

Por outro ponto de vista, um impacto ambiental causado pelo ser humano também pode ser positivo. É o caso da coleta seletiva e da reciclagem feita em alguns locais do país. Tal ação modificou o equilíbrio do ambiente atual, que sofria com a proliferação de lixões e aterros sanitários.







Anterior Início Próxima