Busca  
  Ecologia e Meio Ambiente   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Avaliando e estudando impactos ambientais

PILart / Shutterstock


Quase tudo que fazemos tem como resultado um impacto no meio ambiente, seja ele positivo ou negativo. Os seres humanos, devido sua evolução cultural, tornaram-se animais que exploram e impactam o meio. Essa realidade fica ainda mais evidente quando pensamos nas grandes obras que existem atualmente. Por isso, para que uma obra de grande porte seja liberada pelos órgãos competentes, existe uma série de leis e normas a serem seguidas. Uma delas é o estudo de impacto ambiental, necessário para conseguir as licenças que permitem a execução de tais projetos.

O estudo de impacto ambiental é realizado por diversos profissionais, desde biólogos, ecólogos, geógrafos e geólogos até engenheiros, sociólogos e historiadores. Isso porque o estudo não só abrange os ecossistemas e os recursos naturais, como também a cultura e a condição socioeconômica do local.

Na parte ecológica do estudo, avalia-se o que será prejudicado caso a obra seja instalada: quais animais dependem daquele local, quantas árvores e outras plantas deverão ser retiradas dali e se haverá algum tipo de perturbação aos fatores abióticos, como poluição da água e do ar. Feito o estudo, um relatório é entregue ao órgão responsável (prefeitura, governo do Estado etc.) para a aprovação ou não da obra.



Anterior Início Próxima