Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

A origem do homem americano

Região que supostamente ligava a Ásia ao continente americano, separados na primeira era glacial


Para entendermos melhor sobre a história e os costumes desses povos, temos de começar por suas origens. Estudiosos afirmam que alguns povos habitaram o território americano há cerca de 60 mil anos. A teoria mais aceita diz que, fugindo da glaciação, povos mongóis migraram pelo Estreito de Behring, no Nordeste da América do Norte, e habitaram aos poucos todo o continente.

Quando Colombo chegou às terras americanas, em 1492, calcula-se que cerca de 40 milhões de pessoas, com mais de 2 mil línguas diferentes, viviam no território.

Você sabia?

Os mais antigos vestígios de presença humana encontrados em território americano foram descobertos no Brasil, perto de São Raimundo Nonato, no Piauí. Eles têm cerca de 48 mil anos.



Entre 5000 e 4000 anos a.C., civilizações localizadas na América Central e no México tornaram-se sedentárias e passaram a cultivar a agricultura, tendo como base alimentar o milho. Por volta de 2000 anos a.C., surgiram os primeiros centros urbanos.

Aldeias transformaram-se em centros cerimoniais, barragens foram erguidas para a ampliação da produção agrícola e os centros religiosos tornaram-se centros comerciais e políticos, influenciando os povos vizinhos.


Anterior Início Próxima