Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Os olmecas



Civilização que viveu entre 1400 a.C. e 400 a.C., na costa do Golfo do México, atuais regiões de Tabasco e Veracruz. Foi a mais antiga civilização mesoamericana conhecida, sendo considerada a 'cultura mãe' do antigo México. Os olmecas destacaram-se na fabricação de esculturas em basalto, com formato de cabeças gigantes, que chegavam a pesar 36 toneladas cada.

Cabeça colossal (cerca de 850 a.C. – 700 a.C., Parque Museo Laventa, Tabasco, México
Ao todo foram encontradas 17 cabeças, com características bem parecidas: nariz achatado, lábios grossos, olhares apreensivos e enriquecidos com um ornamento que lembra um capacete – o mesmo usado em jogos cerimoniais –, levantando a hipótese de serem representações de guerreiros consagrados.

Estudiosos acreditam que as cabeças sofreram diversas alterações, tanto na localização quanto na preservação das peças: algumas foram encontradas há cerca de 80 km da suposta localização original. Outra figura bastante usada pelos escultores é a do jaguar, que muitas vezes recebia forma e estrutura corporal humana. Especialistas dizem que ele é um animal símbolo da vitória militar e protetor da terra, da chuva e da agricultura.

Os primeiros centros cerimoniais olmecas foram datados de 1500 a.C., por conta do crescimento agrícola e do aumento das classes sedentárias. Esses centros foram projetados seguindo estruturas piramidais, retangulares ou ovais.

A cerâmica é outra atividade que merece destaque entre as produções olmecas. A confecção desses utensílios, feitos de barro, foi cada vez mais requisitada devido à alta produção e ao estoque de produtos agrícolas.

Pirâmide olmeca localizado em Tabasco, México


Essa alta fez com que os artesãos se especializassem e criassem novos modelos, formatos e ornamentos variados. Fizeram também canoas, roupas, esteiras, máscaras, cordas e bolas de borracha.

Você sabia?

Os olmecas desenvolveram um sistema de escrita com hieróglifos, muitos até hoje indecifráveis.





Anterior Início Próxima