Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Nasce o Império

Loba capitolina, bronze etrusco. Museu Capitolino, Roma
A fundação de Roma envolve a lenda dos gêmeos. No poema épico, Eneida, Virgílio descreve que o povo romano descende de Enéas, herói de Troia, no ano de 1400 a.C.

Sobre a proteção de Vênus e guiado por Júpiter, o herói chegou à Itália e fundou Lavínio. Seu primogênito, Ascânio, fundou Alba Longa e seus descendentes, os gêmeos Rômulo e Remo, fundaram Roma no ano de 753 a.C.

Língua falada

A língua predominante falada pelos romanos foi o latim. Mas conforme a dominação romana foi se espalhando, a língua falada sofreu diversas influências.

Deuses romanos
Apolo (Zeus na mitologia grega). Museu Capitolio, Roma

No princípio (era monárquica) os romanos formaram a primeira trindade composta por Júpiter, Marte e Quirino. No início da era republicana (509 a.C.) foi constituída uma nova trindade de origem etrusca, composta por Júpiter, Juno e Minerva.

Os treze grandes deuses correspondiam a heranças gregas: Júpiter (Zeus), Juno (Hera), Minerva (Atena), Ceres (Deméter), Marte (Ares), Vênus (Afrodite), Vulcano (Hefaístos), Apolo (Apolo), Diana (Artêmis), Mercúrio (Hermes), Vesta (Héstia), Netuno (Poseidon) e Plutão (Hades).



Anterior Início Próxima