Busca  
  Teorias Sociológicas Clássicas   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

O Manifesto do Partido Comunista

Karl Marx e Friedrich Engels
Em sua obra denominada Manifesto do Partido Comunista, Marx apresenta um esboço dos problemas e das contradições inerentes ao sistema capitalista.

Veja abaixo alguns pontos importantes do escrito:

  • Para Marx, pode-se dizer que a história de todas as sociedades, antigas ou modernas, é, na verdade, a história da luta de classes. Ao longo dos anos, homens livres, patrícios, barões, mestres e senhores formaram classes que se opuseram a escravos, plebeus, servos, companheiros e vassalos, configurando uma luta ininterrupta, por vezes aberta, por vezes camuflada, entre opressores e oprimidos.
  • No capitalismo, esse antagonismo de classe passou por um processo intenso de simplificação e a sociedade tende cada vez mais a ser dividia em apenas duas classes opositoras: burguesia e proletariado.
Manifesto do Partido Comunista


Saiba Mais

O Manifesto do Partido Comunista foi produzido em parceria entre Karl Marx e Friedrich Engels, encomendado pela Liga Comunista por ocasião de seu segundo congresso, ocorrido em Londres no ano de 1847. Publicado pela primeira vez em fevereiro de 1848, ele teve por finalidade expressar todo o programa da Liga e, desde então, tornou-se um dos textos políticos mais publicados e lidos de toda a história; base de pensamento de todos os partidos comunistas. Apesar de não poder ser caracterizado exatamente como um texto científico, nessa obra Marx e Engels expõem um esboço exemplar de sua vasta teoria científica.




Anterior Início Próxima