Busca  
  Teorias Sociológicas Clássicas   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Socialismo e comunismo: primos de primeiro grau


Em processo de abertura, atualmente a China ainda é a principal representante do comunismo

Em processo de abertura, Cuba ainda é a principal representante do socialismo no mundo


Expressões como 'China comunista' e 'Cuba socialista' são constantes nos meios de comunicação de nosso país, mas você saberia apontar as diferenças existentes entre comunismo e socialismo? Será que elas realmente existem?

Segundo Marx, o socialismo constituiu-se na primeira etapa do processo que levaria a população a uma nova sociedade. Portanto, ao menos teoricamente, é possível afirmar que existem diferenças significativas entre eles.

Durante a década de 1980, Luiz Inácio Lula da Silva liderou o operariado brasileiro em busca de melhores condições de trabalho
Para a Teoria Socialista, após a revolução do proletariado e da derrubada da burguesia seria instalado o ‘Estado operário’. Essa forma de governo seria responsável por ampliar a participação dos trabalhadores nas decisões políticas e econômicas da sociedade, eliminando sua exploração.

A partir dessas conquistas, os indivíduos perceberiam que a existência de um Estado para regulamentar a vida em sociedade seria algo desnecessário. Ele sofreria, portanto, um gradual enfraquecimento até ser completamente extinto. Com a ausência do Estado seria constituído então o comunismo, no qual todos poderiam usufruir das riquezas produzidas pela sociedade, vivendo em igualdade e sem exploração do homem pelo homem. Em resumo, o socialismo seria, portanto, uma etapa necessária para se chegar ao comunismo.

Para Marx, o poder político e o Estado eram expressões dos conflitos de classes. É por meio deles que, segundo esse teórico, a classe dominante se manteria explorando os trabalhadores. Assim, para falarmos de comunismo temos de falar também na completa extinção desses dois elementos. Eis, portanto, a principal diferença entre o socialismo e o comunismo descritos por Marx: a presença do Estado.

É claro que várias adaptações teóricas e práticas foram feitas em relação aos ideais socialistas e comunistas do pensador. Hoje, por exemplo, a China é considerada um país comunista, ainda que ali possamos identificar a presença do poder político e do Estado. Outros, porém, consideram a China um país maoista, em referência às ideias de seu líder Mao Tse Tung.

Socialismo
O que é o socialismo
Socialismo científico e utópico
Socialismo

Comunismo
O comunismo

Comunismo no Brasil
Áudio do discurso de Getúlio Vargas contra o comunismo no Brasil

Maoísmo

O que é o maoismo
Quem foi Mao Tsé-tung
A China maoista

Intentona Comunista
O que foi a Intentona Comunista
Programa de rádio sobre a Intentona Comunista ocorrida em 1935


Dica para fixar o conteúdo

Adeus, Lenin!
Ano de Lançamento: 2003
Duração: 121 min.
Direção: Wolfgang Becker
Conta a história de Alexander e sua mãe, fiel seguidora do socialismo que, ao ver seu filho em uma passeata contra esse sistema, vigente na Alemanha, sofre uma parada cardíaca e entra em coma. Ela acorda após a queda do muro de Berlim e o médico aconselha que ela evite fortes emoções. Para proteger a mãe, Alexander faz de tudo para que ela continue vivendo numa ilusória Alemanha socialista, trocando embalagens de produtos industrializados e inventando documentários de televisão para mantê-la longe do dia a dia do país, que agora vive sob o regime capitalista.

Confira aqui o trailer do premiado filme acerca do período pós-socialista da Alemanha.




Anterior Início Próxima