Busca  
  Introdução à Filosofia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

As contribuições de Tales de Mileto

Não por acaso, Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo da história e o fundador da Matemática moderna. Apesar dos historiadores não saberem muito a seu respeito, é bem provável que ele tenha passado um longo período de sua vida no Egito e na Babilônia. Com os egípcios, Tales teria entrado em contato com os primeiros elementos da Geometria e com os babilônicos teria aprendido Astronomia.

Esses conhecimentos iniciais foram de fundamental importância nas formulações e indagações teóricas que ele viria a fazer depois. Na esfera da Filosofia, Tales se contrapôs à mitologia e indagou a origem do universo; na Mmatemática, investigou aspectos da natureza, questionou e elaborou teoremas acerca das propriedades matemáticas presentes nos números e nas figuras. Ele também teria formulado teoremas de fundamental importância para a Geometria e realizado um feito inédito: calculou a medida das pirâmides através de suas sombras.

Nos links abaixo você terá acesso a importantes formulações matemáticas realizadas por Tales e também a um pouco de seu pensamento filosófico. Não deixe de conferir!

Teorema de Tales
Semelhança de Triângulos
Filosofia de Tales

Além de Tales, outros filósofos gregos do Período Pré-socrático se dedicaram a questões matemáticas. Pitágoras e seus seguidores, os chamados pitagóricos, atribuíam grande importância aos números. “Todas as coisas se assemelham aos números.” Essa afirmação, atribuída a Pitágoras, demonstra muito bem essa importância. Clique nos links abaixo e saiba mais:

Pitágoras
Teorema de Pitágoras





Anterior Início Próxima