Busca  
  Introdução à Filosofia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Os Sólidos Platônicos

Outro filósofo que deu grande contribuição para o desenvolvimento da Matemática foi Platão. Segundo esse importante pensador grego, era papel da Filosofia ultrapassar a aparência das coisas para chegar à verdade, à realidade.

Platão considerava nossos sentidos físicos como incapazes de apreender a real natureza das coisas. A verdadeira realidade, a essência de todos os seres – uma essência permanente, imutável, sem variações – estaria, segundo ele, no mundo das ideias. Diante dessa concepção, Platão não hesitava em destacar a Matemática como modelo de compreensão da realidade, pois esta, segundo ele, tendia a deixar de lado a aparência das coisas apreendidas pelos nossos sentidos para, através do raciocínio e da abstração, aproximar-se do mundo das ideias, ou seja, do que é real e verdadeiro.

A grande contribuição de Platão à Matemática teria sido justamente a concepção da existência de cinco sólidos geométricos, denominados poliedros, cujas formas seriam a expressão desse mundo ideal que o filósofo sempre destacava. Esses poliedros seriam o cubo, o icosaedro, o tetraedo, o octaedro e o dodecaedro.

Muitos pesquisadores questionam que Platão tenha sido o primeiro a falar da existência desses poliedros. Entretanto, não se pode negar que eles passaram a ser bastante discutidos após Platão fazer referência a eles em seu diálogo denominado Timeu. Por isso, os cinco poliedros ficaram conhecidos como Sólidos Platônicos.

Esses poliedros, que podem ser encontrados na natureza e em diversas criações do homem, como a arquitetura, a engenharia e as artes, foram relacionados por Platão com a constituição do mundo. Para ele, cada sólido estava associado a um dos quatro elementos da natureza reconhecidos até então e, por fim, com todo o universo. Assim, segundo Platão, o cubo estava associado ao elemento terra, o icosaedro ao elemento água, o tetraedo ao elemento fogo e o octaedro ao elemento ar. Já o dodecaedro, o mais complexo de todos, foi associado por ele ao próprio todo, ou seja, com o próprio universo.

Arte:

A palavra poliedro é bem representativa dos Sólidos Platônicos. Ela é formada por polys e hédrai, dois termos de origem grega cujos significados são, respectivamente, 'várias' e 'faces'.
Cada denominação específica dos poliedros inclui, portanto, um prefixo que corresponde ao número de faces de cada sólido: tetra, 4 faces; hexa, 6 faces; octa, 8 faces; dodeca, 12 faces; icosa, 20 faces. Já a palavra cubo tem origem no latim e significa 'estar deitado', 'repousar'.



Clique nos links abaixo e confira mais acerca dos sólidos platônicos que tanto contribuíram para o avanço da Matemática.

Os poliedros de Platão e suas características

Octaedro regular e sua forma

Poliedros

Cinco poliedros regulares?

Bases do cubo e o paralelepípedo?






Anterior Início