Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Bossa nova – o que é?

Certamente você já ouviu falar em bossa nova, mas o que seria isso?

A palavra “bossa” é, na verdade, uma gíria carioca do fim da década de 1950, atribuída às pessoas que tinham algo diferente e especial. Falando de música, podemos associar a um novo jeito de tocar e cantar. O intuito do novo estilo era repaginar a música brasileira, além de possibilitar novas formas de fazer música utilizando o que já foi produzido e acrescentado algo novo.

A bossa nova é uma mescla de samba brasileiro com jazz americano; possui letras bem articuladas e que falam sobre vida, amor e cotidiano. O ritmo e a melodia estão diretamente harmonizados com a letra, acompanhando-a em um canto melodramático, que brinca com a alternância de som e silêncio; resultando em um ritmo alegre, leve e intimista.

Em 1958 foi lançado um LP com as músicas Chega de saudade, uma composição de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e Bim Bom, de João Gilberto. As duas canções marcaram oficialmente o início da bossa nova no Brasil.

Tamanho sucesso também pode ser atribuído ao resultado de uma época de ascensão artística e cultural, reflexo do crescimento econômico que o Brasil obteve com o plano “50 anos em 5” implementado por Juscelino Kubistchek, então presidente da República.






Anterior Início Próxima