Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Principais compositores

Nara Leão

Eterna musa da bossa nova, e irmã da jornalista Danuza Leão, Nara Lofego Leão Diegues, nasceu em 19 de janeiro de 1942 em Vitória, no Espírito Santo, e logo depois mudou-se com a família para o Rio de Janeiro.

A bossa nova, em certa medida, foi formulada em seu apartamento na zona sul do Rio de Janeiro, na época em que ainda não era cantora. Lá, músicos como Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Roberto Menescal e  Sérgio Ricardo se encontravam para reuniões musicais.

Nara estreou profissionalmente em 1963, no musical “Pobre menina rica”, de Vinícius de Moraes e Carlos Lyra. Entre as suas interpretações mais conhecidas estão O barquinho, A banda e Com açúcar e com afeto. Nara faleceu em 7 de junho de 1989.



João Gilberto


Nascido na cidade de Juazeiro, Bahia, no dia 10 de junho de 1934, João Gilberto Prado Pereira de Oliveira foi considerado o homem que deu início à bossa nova. Gostava das coisas à sua maneira e possui muitas histórias que, por diversos motivos, acabam levando quem não o entende a criticá-lo por sua postura.

No entanto, a verdade é que João Gilberto foi um grande influenciador de nomes importantes da música brasileira, como Chico Buarque e Ney Matogrosso. Perfeccionista, faz um trabalho impecável e não permite erros de qualquer natureza.



Tom Jobim

Antonio Carlos de Almeida Jobim, mais conhecido como Tom Jobim, nasceu no bairro da Tijuca,   Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1927.

Demonstrando talento para a música, já tocava violão quando começou a aprender piano, aos 13 anos.

Chegou a iniciar o curso de Arquitetura, mas logo largou por conta da música.  Tocou em alguns bares e casas noturnas e sua primeira música a ser conhecida do grande público foi Teresa da praia, feita em parceria com Billy Blanco.

Logo depois nasceria uma grande parceria entre Tom Jobim e Vinicius de Moraes; este convida Tom para musicar sua peça Orfeu da Conceição.








Anterior Início