Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O que é?



Câncer não é a denominação para apenas uma doença, mas sim para um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, formando tumores. O câncer pode afetar qualquer tipo de tecido do organismo, até mesmo o sangue e a linfa.

A célula cancerosa


As células do nosso corpo estão constantemente se dividindo e nesse processo é comum que algumas mutações ocorram em decorrência de radiação solar, influência da alimentação ou por qualquer outro fator. A mutação ocorre em uma única célula, que quando se divide passa a alteração para as próximas gerações, que também sofrem mutações e dão continuidade ao processo de transmissão de características de maneira sucessiva, até o surgimento de uma célula cancerosa.

A mutação faz com que a célula cancerosa se prolifere, dividindo-se indiscriminadamente. Com isso, sua aderência é perdida, ela adquire a capacidade de se desprender das outras células e, assim, formam-se os tumores. Às vezes a célula cancerosa ataca outros tecidos, por meio de enzimas ou por migração (por meio da linfa e do sangue), causando metástases (tumores secundários).


Anterior Início Próxima