Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O que causa?


Provas de laboratório e estudos com a população indicam que dois grupos principais de agentes cancerígenos podem causar câncer em seres humanos. Esses grupos consistem em várias substâncias químicas e certas formas de radiação.

Os vírus formam um terceiro grupo suspeito de causar o câncer. Substâncias hormonais, como os estrógenos, também podem ser causadores.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a genética – já foi comprovado que pessoas que apresentam casos de algum tipo de câncer na família possuem mais chances de desenvolver tumores.

Certos cânceres, inclusive os de mama e cólon, ocorrem entre parentes consanguíneos em proporção mais alta do que a média entre outras pessoas.

Já foram catalogados diversos componentes químicos com características cancerígenas. O cigarro é a causa da maioria dos cânceres do pulmão e está associado aos cânceres do esôfago, da laringe, da boca, do pâncreas e da bexiga.

Alguns fatores de risco para o desenvolvimento de câncer são:

  • Tabagismo;
  • Alcoolismo;
  • Consumo de alimentos gordurosos, ricos em nitrito e nitrato (conservante de enlatados, picles e embutidos); churrasco e alimentos defumados (pelos resíduos da queima de carvão) e com grandes quantidades de sal;
  • Prática de relações sexuais desprotegidas e com mais de um parceiro (por poder transmitir algum vírus cancerígeno);
  • Uso de alguns medicamentos, como alguns supressores imunológicos e tratamentos de reposição hormonal;
  • Trabalhar em alguma profissão que o faz ficar em contato com substâncias cancerígenas, tais como formaldeído (conhecido como formol), tungstênio (presente em lâmpadas) e amianto (antigamente utilizado em telhas).



Anterior Início Próxima