Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Tipos de câncer



O câncer pode se desenvolver em vários tipos de tecidos, atacando diferentes órgãos. Abaixo citamos os tipos mais comuns de câncer em humanos.

Câncer de pele


Ocorre mais frequentemente em pessoas de pele clara, expostas diretamente à forte irradiação solar e também naquelas que sofreram pesadas dosagens de raios X. O tratamento consiste em cirurgia e pequenas doses de irradiação. É facilmente tratável, porém apresenta alta taxa de metástase. 

Cânceres do sistema digestório

São muito comuns. O cólon (parte do intestino grosso) e o reto são os órgãos mais afetados. Quando o tumor maligno cresce no intestino grosso, indica-se a extirpação parcial ou total. O prognóstico de recuperação completa do paciente é bom, já que os cânceres intestinais tendem a crescer mais vagarosamente do que os de outros órgãos.

Cânceres do sistema respiratório


São os que afetam a laringe e os pulmões. Dos dois, o mais comum é o do pulmão. Ele ocorre principalmente no homem, mas um número cada vez maior de mulheres vem apresentando a doença. A taxa de morte entre os pacientes de câncer pulmonar é muito elevada. Entre as possíveis causas desse tipo de câncer está o tabagismo.

Câncer de mama

Ocorre em ambos os sexos, mas é muito mais comum na mulher do que no homem. É a principal causa de morte por câncer entre as mulheres. Usualmente o tratamento consiste em irradiação e retirada parcial (lumpectomia) ou total (mastectomia) da mama.

Câncer do sistema genital

Ocorrem com relativa frequência tanto no homem como na mulher. O órgão masculino mais atingido é a próstata. Mais da metade dos homens tratados de câncer da próstata cura-se e não apresenta sinais da doença durante cinco anos após o tratamento. Os cânceres mais comuns do sistema genital feminino são o do colo do útero e dos ovários.

Câncer dos órgãos de produção do sangue e do sistema linfático

O câncer da medula óssea é chamado leucemia. Envolve a multiplicação de glóbulos brancos imaturos, em detrimento dos elementos vitais do sangue. O câncer dos órgãos linfáticos e de outros órgãos compostos de tecido linfoide é chamado linfoma.

Câncer do sistema urinário

Ocorre menos frequentemente que os cânceres dos outros principais sistemas do corpo. A bexiga é o órgão mais comumente afetado, mas em muitos casos a doença pode se manifestar na uretra ou nos rins.

Podemos também classificar o câncer de acordo com o tecido em que ele se manifesta. Carcinomas são cânceres que surgem no tecido epitelial – que forma a pele e as membranas que revestem os órgãos internos. Sarcomas são cânceres que aparecem no tecido conjuntivo – que forma os órgãos de sustentação do corpo, como os ossos, as cartilagens, os músculos etc.


Anterior Início Próxima