Busca  
  Corpo humano   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Possíveis tipos de diagnósticos



Diagnóstico Preliminar


Cerca de 50% dos cânceres começam em partes do corpo que o médico pode examinar rotineiramente no consultório. Havendo suspeita de tumor, são realizados exames como a ressonância magnética, a tomografia óssea, a mamografia ou outros, dependendo do caso.

Diagnóstico Definitivo

Os vários métodos de detecção podem revelar a presença de um tumor, mas os médicos precisam dos resultados de um teste especial chamado biópsia para determinar se o tecido do tumor é maligno. Durante a biópsia, retira-se uma amostra do tumor para posterior análise de suas células em laboratório.

Tipos de tratamento

Cirurgia

É o principal método de tratamento dos cânceres de diversos tipos. A cirurgia implica especialmente a extirpação (retirada) do tumor e a reconstrução dos órgãos afetados, quando necessário.

Terapêutica de Radiação ou Radioterapia

O câncer é atacado com feixes de radiação ionizante. A radiação mata as células cancerosas, mas também mata as células normais. Portanto, para ser eficaz, a radioterapia deve destruir o máximo possível de células sem pôr em perigo a vida do paciente, pois da mesma maneira que a radiação destrói as células doentes, também destrói as células sadias.

Terapêutica Medicamentosa ou Quimioterapia

A quimioterapia, forma de tratamento que vem adquirindo importância crescente, é realizada por meio de substâncias químicas chamadas quimioterápicos. A composição dessas substâncias varia, e cada vez mais drogas estão sendo usadas como quimioterápicos. Geralmente fortes, eles causam efeitos colaterais que podem variar entre náuseas, queda de cabelo, perda de apetite etc.

Pesquisas

Atualmente, devido à alta mortalidade de pessoas afetadas pela doença, o câncer é alvo de muitos estudos. A pesquisa básica inclui os projetos que visam identificar os agentes cancerígenos e aperfeiçoar os medicamentos. O trabalho mais importante se concentra na pesquisa para descobrir como o câncer se desenvolve. A imunologia pode nos dar pistas de como o nosso corpo reage às células cancerígenas, ao passo que a biologia molecular e a genética podem dar respostas sobre a hereditariedade de certos tipos de câncer.



Anterior Início