Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

As fontes de energia

iStockphoto / Thinkstock


A energia apresenta-se sob diferentes formas: mecânica, calorífica, elétrica, luminosa, química, nuclear etc. Todas as formas de energia podem se transformar em outras, e o homem aproveita essa propriedade. São fontes de energia todos aqueles componentes da natureza dos quais se pode extrair energia utilizável pelo homem. Dessas fontes de energia pode-se fazer a seguinte classificação: fontes de energia renováveis e fontes de energia não renováveis.



As fontes de energia renováveis

Adaptação arte

São aquelas cuja quantidade é quase inesgotável, como as energias solar, eólica e hidráulica; a energia das marés e das ondas; e a biomassa. A energia solar chega à Terra na forma de radiação procedente do Sol, onde é gerada por um processo de fusão nuclear. É utilizada diretamente ou por conversão nos chamados coletores solares, e transformada em energia calorífica ou elétrica.

A energia eólica é produzida a partir da velocidade do vento. É utilizada desde a Antiguidade, por exemplo, nos moinhos, e atualmente é empregada para produzir eletricidade.

A energia hidráulica utiliza a água represada a uma determinada altura para transformá-la, por meio de sua queda, em energia elétrica.

O mar também pode proporcionar energia aproveitando-se a diferença de altura da água produzida nas marés.

Chama-se biomassa o conjunto de vegetais utilizados na produção de energia, seja por meio da combustão (energia calorífica), seja por meio da obtenção de metano e álcool metílico.


As fontes de energia não renováveis

Adaptação arte

As fontes de energia não renováveis são aquelas que se esgotam progressivamente ao serem consumidas. As fontes conhecidas atualmente são: o carvão mineral, o petróleo, o gás natural, a energia nuclear de fissão (urânio), a energia nuclear de fusão (deutério) e a energia geotérmica. São definidos como não renováveis porque existem em quantidades limitadas. Esses recursos não renováveis provêm, em parte, da energia solar acumulada por meio de processos que envolvem decomposição e fossilização de matéria orgânica (carvão, petróleo).

A energia geotérmica está contida no interior da Terra. A técnica para obtê-la consiste em injetar um líquido, geralmente água, que extraia calor do centro do planeta. Transformando-se em vapor, essa água pode mover um gerador de corrente elétrica.

O carvão mineral é uma fonte não renovável formada ao longo de milhões de anos a partir de florestas sepultadas debaixo da terra. Para se formar carvão naturalmente a partir das florestas atuais, serão precisos outros milhões de anos. 


Outros recursos não renováveis são as energias contidas em minerais que podem ser utilizados na obtenção de combustíveis nucleares. Quanto ao seu uso, pode ser eventualmente substituído por outra: é possível produzir energia elétrica utilizando carvão ou energia nuclear. A energia nuclear de fusão está em fase experimental e ainda não é empregada em explorações comerciais.

Adaptação arte














Anterior Início Próxima