Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Aquecimento global

Recentemente, pesquisadores da Nasa anunciaram que a temperatura na Terra vem aumentando nos últimos anos (cerca de 0,8°C nas últimas três décadas). Esse aumento da temperatura é fruto da intensificação do efeito estufa. O efeito estufa tem ficado mais intenso por causa da ação do homem (poluição e degradação da natureza).

O aumento do nível médio dos oceanos (devido ao derretimento de gelo dos polos), submergindo cidades costeiras, é uma das consequências dessa elevação da temperatura.

A queima de carvão e petróleo (usados como fontes energéticas) liberam dióxido de carbono (CO2, também conhecido como gás carbônico). O gás carbônico sempre existiu na nossa atmosfera e contribui para um fenômeno chamado efeito estufa, que é fundamental para a vida terrestre. O gás carbônico, juntamente com outros gases, formam uma “capa” de proteção sobre o nosso planeta, que permite a entrada de calor (proveniente do sol), mas dificulta sua saída. As ondas de calor batem na Terra e são refletidas para a atmosfera, onde batem nessa capa de gás carbônico. Parte dessas ondas de calor são refletidas mais uma vez para a Terra formando um ciclo.

Adaptação arte


Com o aumento do gás carbônico e outros gases que contribuem para esse fenômeno, o efeito estufa tem se tornado mais intenso, aprisionando mais o calor na Terra e aumentando a temperatura.
 
Como podemos ajudar nosso planeta?

Podemos ajudar com:

1) Fontes energéticas: Precisamos investir em fontes energéticas que não emitam gases que intensificam o efeito estufa, para que este volte à sua intensidade natural. Fontes como energia solar e eólica (assim como outras) são uma boa alternativa. Também é necessário o incentivo à pesquisa por novas fontes de energia a fim de explorarmos métodos que não agridam o meio-ambiente.

2) Conservação da natureza: A queimada de florestas joga carbono para atmosfera, intensificando o efeito estufa. Os mares absorvem o CO2 da atmosfera. Conservar a “saúde” dos oceanos para que eles possam absorver o CO2 e evitar queimadas contribuirá com o planeta.





Anterior Início