Busca  
  Política   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Antes de tudo - o Bloqueio Continental

Stefan Valim Menke

  
Para entender melhor o que aconteceu na Independência do Brasil, é preciso saber um pouco do cenário político anterior a esse fato.

Um importante acontecimento histórico foi o bloqueio continental. No século XIX, Napoleão Bonaparte, que se tornou imperador na França em 1804, estava dominando parte da Europa, mas a Inglaterra, que era um país forte, era um obstáculo ao crescimento de seu império.

Napoleão então bloqueou todos os portos da Europa, fechando-os para o comércio inglês.
Com essa medida, Napoleão achava que iria enfraquecer a economia da Inglaterra e garantiria mercado para os produtos franceses.

Napoleão impediu muitos portos de ter qualquer tipo de relação com a Inglaterra, menos os de Lisboa e do Porto, ambos em Portugal. O governo português relutava para aceitar essa imposição pois possuía aliança com a Inglaterra, e aceitar o bloqueio seria prejudicial ao país.

Portugal vivia um momento complicado. Dom João havia assumido o trono por conta do enlouquecimento de sua mãe, a D. Maria I, e o país tinha como riqueza suas colônias. Por estar passando por esse momento complicado, Portugal não tinha como enfrentar Napoleão, por isso houve a decisão da Família Real em se mudar para o Brasil, e mudar a sede do governo para cá.
 



Anterior Início Próxima