Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Vírus

Essa palavra bastante conhecida tem origem no Latim e significa veneno. Quem acha que não conhece, pode não saber, mas já esteve com ele por várias vezes.

É o vírus que causa a gripe por exemplo, e esta certamente você conhece! O vírus causador da gripe chama-se influenza.

Mas além da gripe, o vírus também é responsável por outras doenças. Vamos saber como ele é e que doenças são essas.

Um vírus não é um ser vivo, ele é um aglomerado de moléculas; e macromoléculas.

Tudo o que existe é composto pela união de partes muito pequenas chamadas átomos e o conjunto de átomos é chamado de molécula. Macromolécula nada mais é do que uma molécula grande. 


Sua composição é simples e ele é capaz apenas de se reproduzir no interior das células vivas de animais, de plantas e até mesmo de bactérias.

Depois de descoberto por volta de 1900, um pouco mais tarde foram feitos vários estudos para saber de que forma ele surgia e como se reproduzia.

Constantou-se então que não era capaz de se reproduzir fora de uma célula viva e então a comunidade científica passou a fazer estudos e culturas de viroses, que logo resultaram na produção de vacinas.

As vacinas são formulações que servem para garantir ao vacinado imunidade a determinadas doenças; por exemplo, a vacina de gripe evita que quem a tomou pegue gripe, pois garante mais imunidade ao corpo.Conheça calendário de vacinação.

Os vírus, conforme dito acima, não são seres vivos, mas precisam de células vivas para se reproduzir. Sendo assim, ele também não produz energia, de modo que toda sua energia vem da célula hospedeira, ou seja, onde está hospedado.

O vírus é muito, mas muito pequeno mesmo e por isso não pode ser visto a olho nú.

As principais doenças causadas por vírus são: gripes, resfriados, sarampo, catapora, rubéola, caxumba, poliomielite, febre amarela, entre outras.

Um dado interessante sobre os vírus é que eles são 10 mil vezes menores que uma bactéria, e o vírus da gripe, apesar de bastante conhecido e comum, é extremamente difícil de ser controlado, pois está em constante mutação.

Conheça mais sobre os vírus no infográfico interativo.


Anterior Início Próxima