Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Bactérias


Fala-se frequentemente em vírus e bactérias, mas poucas pessoas sabem a diferença entre os dois. 

Você já viu o que é um vírus, agora vai conhecer melhor uma bactéria e assim conseguir distinguir os dois!

Ao contrário do vírus, que por muitos cientistas não é considerado um ser vivo por depender de um outro ser para se reproduzir, a bactéria é um ser vivo formado por uma única célula, que também possui uma estrutura bastante simples e por isso ainda é menor do que as outras células.

Algumas bactérias podem causar até mesmo doenças mortais, ao passo que outras podem ser úteis aos homens.

As bactérias estão em todos os lugares, no ar e na água; tudo o que está em contato com o ar recolhe bactérias e permite que elas se desenvolvam e se reproduzam.

As bactérias que são úteis para o homem são as que atuam na transformação dos alimentos e muitas delas são chamadas de decompositoras.

O homem também usa bactérias para fabricar manteiga, queijo, vinagre e conservas, entre outras coisas, pois ela é a responsável pela fermentação.

O iogurte  também é feito a partir da fermentação do leite pela bactéria Lactobacillus bulgaricus.

As bactérias nocivas ao homem, ou seja, que são perigosas e que devemos evitar, são aquelas que causam doenças, como a pneumonia, o tétano, a coqueluche, entre outras, bem como as bactérias que também provocam doenças nas plantas. 

Algumas bactérias também bastante conhecidas do homem são aquelas que comemos junto com alimentos contaminados e que causam uma intoxicação alimentar que chamamos de salmonelose.
 
Entre as bactérias existem as aeróbias, que são aquelas que precisam de ar para viver, e as anaeróbias, que não precisam de ar para viver.






Anterior Início