Busca  
  Cultura Brasileira   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

As festas

Podemos encontrar diferentes festas nos Estados da região Sudeste, mas uma é mundialmente conhecida: o desfile de Carnaval do Rio de Janeiro.

Saiba mais sobre a origem do Carnaval e veja também algumas de suas características em locais da região Sudeste.


gary yim / Shutterstock.com
Desfile de Carnaval no Sambódromo - Rio de Janeiro (RJ)


Esse tipo de Carnaval (desfile) está mais presente nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo; em Minas Gerais, o Carnaval é uma festa de rua, bastante apreciada pela população local e por turistas.

No Rio de Janeiro também é realizada a Festa Literária de Paraty. Conhecida como FLIP, acontece uma vez por ano, no mês de julho. A feira não apresenta um tema específico, mas conta com a presença de autores mundialmente conhecidos, que escrevem sobre diversos temas. Veja site oficial do evento.

Já São Paulo conta com a corrida de São Silvestre, que acontece no dia 31 de dezembro e reúne atletas de várias parte do mundo. A Festa da Santa Achiropita, realizada pela colônia italiana todo mês de agosto, também é bastante famosa e reúne música e comidas típicas.

No Estado do Espírito Santo, por sua vez, acontece uma festa anual em homenagem aos imigrantes alemães, a Sommerfest. Na cidade de Domingos Martins, final do mês de janeiro, os festejos duram três dias e englobam dança, comida, desfiles e outras manifestações folclóricas.







Anterior Início Próxima