Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Sistema Internacional de Unidades (SI)

Gisele Toledo

Para que as pessoas pudessem usar as mesmas medidas, criou-se o Sistema Internacional de Unidades (conhecido apenas como SI), em que são definidas as principais unidades das grandezas.

Além disso, também temos o prefixo. O prefixo aparece antes da unidade para adequá-la a uma quantidade mais compatível com o que estamos medindo. Por exemplo: para medir o comprimento de um homem (sua altura), uma unidade compatível é o metro (m). Porém, para medir a distância entre duas cidades, a unidade compatível será o Km (quilômetro).

Quilometro vem de "Kilo-metro". "Kilo" significa 1000, ou seja, 1 "Kilo-metro" = 1000 metros. Note que "Kilo" é simplesmente um número (1000, neste caso) que ajusta a unidade (metro) para um valor compatível com o que estamos medindo.



Por que precisamos de um SI?

Já sabemos que metro é uma expressão de quantidade de comprimento. Mas como se determinou quanto de comprimento seria 1 metro? Acredite, isso foi algo que deu muito trabalho para os cientistas!

Primeiro, vamos entender a necessidade disso. Vamos supor que você é um comerciante de bananas que mora em uma cidade que usa o Kg como unidade de massa. Nessa cidade 1 Kg de bananas deve ser mais ou menos 10 bananas. Agora, vamos supor que você irá fazer uma viagem a negócios. Chegando a uma longínqua cidade para vender suas bananas, você percebe que você precisa de umas 20 bananas para alcançar 1 Kg. Depois visita outra cidade e as pessoas nem mesmo ouviram falar de Kg.

Percebe agora a necessidade de se estabelecer um padrão mundial?





Anterior Início Próxima