Busca  
  Célula e tecido   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O metabolismo celular

As enzimas são proteínas presentes nas células que são responsáveis pelo metabolismo celular. O funcionamento das células, simplificando, é mais ou menos assim: os genes mandam, as enzimas executam e a célula funciona. E como combustível para esse sistema, as células precisam de alimento. Para conseguir isso, existem duas maneiras diferentes – os seres autótrofos, que produzem seu próprio alimento, e os seres heterótrofos.

As plantas são organismos autótrofos. Isso significa que são capazes de fabricar a matéria orgânica de que necessitam para a própria nutrição a partir de água, dióxido de carbono e sais minerais na presença de luz. Esses compostos atravessam sua membrana celular e, quando atingem os cloroplastos no interior da célula, transformam-se em matéria orgânica por ação da fotossíntese.

A fotossíntese consiste na síntese de substâncias orgânicas para satisfazer as necessidades da célula vegetal mediante a fixação do gás carbônico do ar pela ação da energia solar. A clorofila desempenha papel indispensável nessa transformação (absorção da luz). As algas e algumas bactérias também são organismos autótrofos, com a diferença de que são procariontes e não apresentam cloroplastos, ou seja, a fotossíntese ocorre no citoplasma.

Os organismos heterótrofos são incapazes de produzir matéria orgânica para alimentar-se. A única forma que têm para obter alimento é retirando-o do meio ambiente. A seguir, esse alimento é distribuído por todas as células por meio da circulação, e utilizado pelo organismo graças à intervenção de alguns orgânulos celulares, como a mitocôndria. Depois, os produtos residuais dessa transformação, como dióxido de carbono, água e restos nitrogenados (ureia, ácido úrico), são eliminados.

Para lembrar:
Os fungos, alguns protozoários e os animais são organismos heterótrofos, porém eles podem ser encontrados associados a seres autótrofos, como os liquens, que são uma associação entre um fungo e uma alga. A essas relações damos o nome de simbiose ou mutualismo.




Anterior Início