Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Repouso ou movimento?

Você à frente do computador, lendo este conteúdo, está em movimento ou repouso?

ollyy / Shutterstock


Facilmente você dirá que está em repouso, mas não é bem assim que funciona. Se não forem estabelecidas determinadas referências, não é possível distinguir repouso ou movimento.

Um erro comum, ao fazer uma análise superficial, é dizer que você está em repouso como consequência do fato de tudo em sua volta estar em repouso. Porém, esses objetos estão em repouso quando sua posição é comparada a posição em que você está.

Por exemplo, imagine que você more em um trailer que está sempre em movimento. Apesar de você enxergar os móveis em repouso (e eles realmente estarem em repouso em relação a você), você e toda sua casa estarão em movimento quando compararmos a posição que vocês estão com a posição de alguém parado na estrada, por exemplo.

Com relação à questão feita no início, "Você à frente do computador, lendo este conteúdo, está em movimento ou repouso?", a resposta é: Depende! Tudo dependerá do referencial que adotarmos. Ou seja, só faz sentido dizer que um corpo está em movimento quando comparamos sua posição em relação a outro corpo, o qual chamamos de referencial.

Adaptação Gisele Toledo


Gisele Toledo



Anterior Início Próxima