Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Velocidade

Vectomart / Shutterstock
Velocidade


Quando planejamos uma viagem, é de praxe estimar uma média de tempo que será gasto para chegar ao destino. Porém, para fazer esse cálculo, precisamos saber o quanto nossa posição varia no tempo (para assim estimar quanto tempo levará para percorrermos toda a distância da viagem). Essa razão do deslocamento e do tempo denominamos velocidade.

Quando viajamos de carro em uma rodovia a 120 km/h significa que dentro do intervalo de 1 hora serão percorridos 120 km de distância.

O conceito de velocidade é
muito usado por nós em nosso cotidiano. Exemplo:

Digamos que você acorde às 6h30 da manhã para ir ao colégio e sua aula começa às 7h30. Você controla seu tempo para que saia de casa às 7h e assim possa caminhar tranquilamente para a escola. Apenas nesse processo já foram realizados cálculos de velocidade média sem mesmo que você perceba.

Considerando apenas o seu trajeto ao colégio, temos a seguinte relação:




Digamos que você leve 20min de sua casa ao colégio e que você more a 1 km do colégio e, como é bem disposto, vai a pé. Sabendo que precisa chegar ao colégio em 30min, automaticamente você calcula qual seria a sua velocidade para chegar ao ponto determinado e, sem mesmo perceber, ao olhar no relógio você saberá se está atrasado ou não, dependendo de onde estiver.

O cálculo é feito da seguinte maneira:

Vamos supor que você acorde mais tarde que o normal e precisará percorrer 1 km em apenas 15min.

Chamaremos a distância percorrida de d, que é igual a 1 km (essa é a relação de espaço a percorrer). Agora, usaremos a relação de tempo, que chamaremos de t, e teremos uma relação de 15min (essa é a relação de tempo que você tem para percorrer o espaço de 1 km). Para resolver esse simples cálculo é preciso realizar um ajuste: a unidade de medida é dada em km/h (quilômetros por hora) ou m/s (metros por segundo), então, vamos usar a unidade de tempo para adaptar a um sistema de medida usual, convertendo os minutos em fração de hora.

Para isso, basta fazer um regra de três simples:

Se uma hora vale 60min, então:

1 h---------60 min 
x h---------15 min    

    





Isso quer dizer que você precisa de uma velocidade mínima de 4km/h para chegar ao colégio. Levando em conta que a velocidade média de uma pessoa caminhando naturalmente varia entre 4 a 5 km/h, você chegaria a tempo no colégio sem precisar se desesperar.







Anterior Início Próxima