Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV)

Todo movimento que sofre qualquer tipo de alteração em sua velocidade apresenta a característica de aceleração. Seja ao ir a pé ao colégio, seja dirigindo ou ao andar de bicicleta, pois mesmo sem querer acabamos aumentando ou diminuindo a velocidade durante determinado caminho e o responsável por essa variação é conhecido como aceleração.

Aceleração

É responsável pela alteração da velocidade de um móvel e sua resolução algébrica é similar à da velocidade média, alterando apenas as nomenclaturas, em que:


Ao realizar estudos sobre movimentos, Galileu-Galilei notou que o deslocamento de um corpo em queda livre não era uniforme, mas obedecia a um padrão e sendo assim resolveu investigar de maneira mais precisa, usando um plano inclinado para tornar a queda mais lenta.

Ao soltar pequenas esferas notou que a velocidade delas era cada vez mais rápida dentro de um mesmo intervalo de tempo, e percebeu que a aceleração da esfera era constante e, devido a esse fato, a velocidade aumentava de maneira progressiva.

Um corpo que cai de um plano com determinada inclinação tem sua velocidade aumentada em três metros a cada segundo ((3m/s)/s ou 3m/s2).



Com essa analogia, Galileu conseguiu medir a taxa de variação da velocidade no tempo (o que chamamos de aceleração) no movimento em que a bola descia o plano inclinado. O valor encontrado foi de um acréscimo de 3m/s a cada segundo, ou seja, 3 m/s2.



Anterior Início Próxima