Busca  
  Célula e tecido   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Nascer e crescer

Células eucariontes possuem dois tipos de divisão: a mitose e a meiose. Já nas células procariontes, a divisão é feita por meio de outro mecanismo: a fissão binária. Na fissão binária, não acontecem a condensação dos cromossomos e todas as etapas que ocorrem na mitose. Primeiramente, os cromossomos são duplicados e, depois, forma-se um septo de fora para dentro da célula, dividindo-a em duas. O processo é rápido em relação à mitose, que apresenta mais etapas. Já a mitose faz parte do ciclo celular, que acontece nas células eucariontes.

Entendendo a mitose
Jupiterimages/thinkstock/getty images
Célula vegetal no microscópio em mitose

O ciclo celular é composto de duas fases: a intérfase, que é quando a célula aumenta de tamanho e se prepara para uma nova divisão, e a mitose, que é a divisão celular propriamente dita. Na intérfase, o DNA e o centríolo são duplicados para preparar a célula para a divisão celular. A mitose, apesar de ser um processo contínuo, é dividida em fases para melhor compreensão dos processos:

Prófase:

A primeira fase da mitose acontece quando os cromossomos, que antes estavam organizados em muitos filamentos, condensam-se e ficam mais visíveis. Os centríolos, duplicados durante a intérfase, migram um para cada polo da célula formando o fuso mitótico, ou fuso acromático. Os nucléolos e o envoltório nuclear se desintegram.

Dreamy Girl /shutterstock
Célula animal sendo dividida por mitose
Metáfase:

Nessa fase os cromossomos vão para o meio da célula e se juntam ao fuso mitótico. Então, os cromossomos são separados e, no final, cada cromossomo tem seu próprio centrômero; estes, separados, são denominados cromossomos irmãos.

Anáfase:

Na anáfase, as fibras do fuso mitótico encurtam-se, carregando um cromossomo para cada polo da célula. Cada cromossomo irmão se encontra com os centríolos nos opostos da célula.

Telófase:

A telófase é a última fase da mitose. Os nucléolos e os envoltórios nucleares reaparecem e os cromossomos se descondensam. A última etapa é a citocinese, que é a divisão do citoplasma. Nas células animais, a citocinese acontece 'para dentro', como um estrangulamento.

A maioria das nossas células realiza mitose, porém existem algumas exceções. Os neurônios, por exemplo, não se dividem. Por isso, quando há um dano grave cerebral provocado por alguma doença, como o mal de Alzheimer, ou até pelo uso de drogas, esse dano é irreversível.

As células vegetais também realizam mitose, mas com algumas diferenças. As células vegetais não apresentam centríolo, fazendo com que a mitose vegetal se denomine mitose anastral. Outra diferença é na citocinese que ocorre na telófase, que é de dentro para fora, formando uma membrana de celulose no meio das duas células, delimitando-as.





Anterior Início Próxima