Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

A evolução segundo Charles Darwin

bigredlynx /Shutterstock
Charles Darwin foi o autor da Teoria da Seleção Natural, aceita até hoje
A história da evolução não seria a mesma sem Charles Darwin, naturalista inglês que em 1831 viajou a bordo do navio Beagle e percorreu praticamente toda a costa da América do Sul. Nessa viagem, Darwin fez observações e anotações que mais tarde seriam publicadas como uma nova teoria explicando a evolução.

Observando algumas aves que viviam em arquipélagos, Darwin percebeu que elas possuíam algumas características diferentes umas das outras, conforme ele mudava de ilha. Percebeu também que quando a ilha era diferente, o alimento que essa ave consumia era diferente. Logo, começou a perceber que as aves possuíam características específicas adaptadas para o tipo de alimento que elas ingeriam. Por exemplo: uma ave que morava em uma ilha com predominância de sementes muito duras possuía um bico mais rígido. Já as que habitavam ilhas com frutas macias possuíam bico menos resistente. Esse foi um importante ponto de partida para que Darwin postulasse a lei da seleção natural.


Seleção natural


A partir dessas observações, Darwin concluiu que o ambiente seleciona as espécies que estão mais bem adaptadas a ele. Pegando o mesmo exemplo das girafas de Lamarck e o adaptando para a teoria de Darwin:

Entre os animais que deram origem às girafas, existiam indivíduos com pescoço de variados tamanhos. No entanto, quem possuía o pescoço mais longo conseguia se alimentar melhor, alcançando as árvores mais altas. Quem se alimentava melhor tinha mais chances de sobreviver e passar essa característica adiante. Assim, esse ambiente selecionou só os animais de pescoço longo.

A ciência pode confirmar alguns pontos da teoria darwiniana – no caso das girafas, foram encontrados registros fósseis de animais que seriam seus ancestrais e que tinham o pescoço mais curto. A Teoria da Seleção Natural foi publicada em 1859 no livro A Origem das Espécies, de Charles Darwin, e foi alvo de muitas polêmicas, afinal, muitos ainda acreditavam no fixismo das espécies.

A maior polêmica envolvendo Darwin na verdade veio anos depois, em 1871, quando ele escreveu A Origem do Homem, onde ele aplica a lei da seleção natural aos humanos e fala sobre o nosso ancestral comum com os macacos – teoria que até hoje provoca discussões.

O criacionismo é o conceito que mais se opõe ao evolucionismo, pois acredita-se que todos os seres vivos foram criados por algo superior e não se modificaram. Saiba mais sobre o criacionismo e suas vertentes.



Anterior Início Próxima