Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Evolução nos dias de hoje

Lamarck observou bem, mas não teve sucesso na hora de explicar o porquê. Já Darwin, com sua hipótese da seleção natural, soube explicar por que os animais evoluem. No entanto, Darwin até o final da sua vida não conseguiu explicar como essas características selecionadas eram passadas de geração para geração. Isso só foi bem explicado depois das descobertas de um padre chamado Gregor Mendel.


O neodarwinismo

Neodarwinismo quer dizer ‘novo darwinismo’, e é como o conceito moderno de evolução é chamado. Depois da descoberta dos princípios de hereditariedade que iriam levar ao estudo da genética, a lacuna que existia na teoria de Darwin foi preenchida.

Hoje sabemos que os seres vivos possuem genes, e que esses genes carregam as nossas características e as transmitem para a próxima geração. Da mesma forma, esses genes sofrem algumas mutações que produzem características novas ao ser. Essas características podem ajudá-lo a sobreviver em seu ambiente, e nesse caso elas são selecionadas e transmitidas para as próximas gerações – é assim que a evolução acontece. É um processo muito demorado: para que uma espécie evolua e se torne uma espécie nova, leva milhões de anos. Hoje, o neodarwinismo é bem aceito e comprovado por evidências fósseis e observações de espécies atuais.

cosmin4000 / Stockphoto / Thinkstock / Getty Images


Anterior Início